Torcida Japonesa Dá Exemplo de Educação na Arena Pernambuco. Vem Comigo Que Eu Te Explico

03/08/2014 17:34

Clique aqui e leia a reportagem antes de prosseguir. Caso contrário não entenderá o que quero dizer com este post.

Você sabe porque isso aconteceu? Vem comigo que eu te explico...

 

Eu usufruo, eu organizo, eu limpo, eu contribuo e todos saímos ganhando

 

No Japão, as crianças desde cedo aprendem a manter organizados e limpos seus locais de estudo. As escolas japonesas praticamente não têm zeladores. Existe uma escala organizada entre os próprios estudantes para fazerem isso. Aliás, algumas escolas não possuem refeitório.Os alunosfazem suas refeições na própria sala de aula. Eles seorganizam para distribuir a comida e também se organizam para limpar tudo.

Isso se repete em qualquer escola seja do ensino como tradicionalmente conhecemos, seja em escolas de artes, de esportes, etc. Há pouco tempo atrás meu amigo Kotarou Fuuma postou um vídeo mostrando os karatecas do Dojo onde ele pratica  Karate Shotokan, limpando o local de treino. Lá isso é visto como algo normal. Fora do Japão é visto como algo a ser admirado. No Brasil seria motivo para acusaremos responsáveis de explorar trabalho infantil.

 

O que se aprende na escola, se pratica fora dela

 

Em certas cidades japonesas, como Tóquio (eleita a cidade mais limpa do mundo) raramente se vê latas de lixo nas ruas (e nas raras vezes em que são vistas, estão na frete de estabelecimentos comerciais). Isso ocorre porque lá as pessoas possuem o hábito (que eu aprendi com minha mãe e meu pai e repito até hoje) de guardar o próprio lixo quando estiver na rua e jogá-lo ao chegar em casa.

Olhe minha mochila ao final de um dia para ver o quanto de lixo eu tenho nos bolsos. No passado quando eu fazia isso e alguns amigos viam, diziam que eu era um otário. Pode até ser, mas sou um otário que não contribui para emporcalhar as ruas de onde moro. E estes"espertos" que jogam o lixo na rua para não ter o trabalho de fazer isso quando chegar em casa, contribuem para entupir os bueiros. As pessoas que perdem tudo nos períodos das chuvas, sabem o resultado disso.

 

Ia ser tão bom se os brasileiros e os demais povos do mundo fizessem o mesmo

 

Esqueça! Isso não vai acontecer tão cedo! Não no Brasil Porque isso vem de berço. Se você não foi educado(a) desde muito jovem para fazer isso, não será natural e portanto uma hora você vai deixar o hábito de lado.

Ou acha mesmo que quem joga lixo na rua vai parar de fazer isso porque acha bonito? Acorde! Tem gente que joga bituca de cigarro no próprio quintal por preguiça de jogar no lixo da própria casa. E se você é do tipo que faz isso, tome vergonha nessa sua cara,pois quem emporcalha o próprio lar, com certeza faz o mesmo com as vias públicas!

Ensine os teus filhos a fazerem isso, pois os pais de nossa geração já perdeu essa oportunidade. Agora é a sua oportunidade de tentar ensinar seus filhos a cuidarem melhor de nosso mundo.

E então? Vamos começar?

Que as luzes dos sábios iluminem o seu caminho.

Marcell H.K.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!