Síndrome da Morte Súbita do Samsung Galaxy S 3 GT i9300 e Samsung Galaxy Note 2 GT N7100

19/12/2012 20:08

Esta semana começaram a pipocar pelos fóruns do XDA Developers e em vários outros locais de discussão um problema relacionado ao Samsung Galaxy S 3 Gt i9300 que tem deixado muitos usuários do aparelho preocupados. Alguns sites e fóruns chamam o problema de Síndrome da Morte Súbita do Samsung Galaxy S 3. Porém, usuários do Samsung Galaxy note 2 GT N7100, fiquem espertos! Seus aparelhos podem ter o chip envolvido com o problema (o meu tem).

O problema que inutiliza o smartphone, tem afetado principalmente os aparelhos lançados entre maio e julho (nada impede que ocorra em aparelhos vendidos após este período). Estes aparelhos perdem a capacidade de ligar, ou quando o fazem, permanecem em loop na tela com o logotipo da Samsung.

fórum do XDA Developers está recheado de relatos. Acreditava-se que o problema esteja relacionado a placa mãe que sofre um dano espontâneo após alguns meses de uso (muito abaixo do tempo de vida útil do aparelho)  Hoje sabemos que a falha envolve os aparelhos com chip de memória interna (Embedded MultiMedia ou MMC se preferir) VTU00M e versão de revisão 0xF1. Se quiser saber se seu aparelho possúi o chip defeituoso baixe o aplicativo eMMC Brickbug Check (ignore qualquer aviso de que seu aparelho está livre do bug, pois este aplicativo foi criado para o Samsung Galaxy S 2 GT i9100) nenhum aparelho com este chip defeituoso está!).

Os relatos apontam para um padrão: o smartphone é posto para ter sua bateria recarregada e é neste período que o problema surge. Poderia ser um problema no carregador? Neste caso um carregador externo (onde a carga da bateria é feita com ela fora do aparelho) poderia prevenir o problema (opinião minha, se alguém testar ou confirmar, por favor, me avise).

A ROM utilizada, se há root ou não, instalação de MODs, etc não influenciam na taxa de ocorrência do problema. A Samsung como sempre não se pronunciou sobre o assunto, porém liberou nos Kernels atuais do Samsung Galaxy S3 um "fix" para corrigir ou prevenir a "Síndrome da Morte Súbita" (porém o fez também e em silêncio no kernel do Samsung Galaxy Note 2 nos Android 4.1.2 com versão de compilação XDLL7, o que reforça ainda nossa insistência para que utilize a ROM mais atual ou que modifique o seu Kernel).

Existem duas situações possíveis de problema:

1 - "Sindrome da Morte Súbita" propriamente dita: envolve a inatividade total do aparelho. Ele não liga, não entra no modo Download/Modo Odin e não entra em modo Recovery Mode ou ClockworkMod Recovery. Não há qualquer possibilidade da assisitência técnica descobrir se você estava com uma custom ROM, com Root, com Modificações, etc. Literalmente seu aparelho "morre";

2 - "Sindrome do 'Brick' Súbito": o aparelho entra em "brick" e podeficar travado no logo da Samsung ou na tela onde mostra o nome do aparelho. Não é possível acessar o Recovery Mode ou o ClockworkMod Recovery. O Modo odin pode ser acessado, mas não permite a instalação de nenhuma ROM (ele sempre acaba em erro). Outra característica interessante é que no Modo Odin, aparecem sempre os seguintes dados:

- Product Name: (aqui aparecerá sem nada escrito)

- Custom Binary Download: No (mesmo que você tenha usado uma custom ROM e não tenha usado o Triangle Away)

- Current Binary: Samsung Official ((mesmo que você tenha usado ou esteja em uma custom ROM atualmente)

- System Status: Custom (mesmo que você esteja em uma ROM stock/oficial, aparecerá dessa forma)

O dado referente ao System Status pode ser um problema se seu aparelho está em Sindrome do Brick Súbito e a assisitência técnica onde você o levou não souber sobre as características desse qaudro nos smartphones/phablets da Samsung.