Uso Excessivo de Memória nas Atualizações dos Galaxy para o Android 4.2.2

11/05/2013 12:23

Foi anunciado em 14 de março de 2013, na cidade de Nova York o tão esperado Samsung Galaxy S4 GT i9500. Um poderoso smartphone (ele ainda não é um phablet, mas está chegando perto do limite) que pode ser um quad core de 1,9 GHz ou um octa core de 1,6 GHz e diversas funcionalidades em seu sistema operacional Android 4.2.2 customizada pela Samsung.

Uma dessas features já havia sido pensada e patenteada pela Apple, como é o caso do rolamento com o uso dos olhos (eu vi isso na Superinteressante). Vem outro processo por quebra de patente pela Apple? Tomara que sim, pois eu me divirto com essas brigas sem sentido e, sem fim e sem noção das duas empresas.

Entre diversas reclamações (superaquecimento, rastros na tela, câmera ruim em baixa luminosidade, etc) há uma que poderá influenciar de forma muito importante nós, usuários de aparelhos que ainda receberão a atualização para o Androdi 4.2.2. Explico o motivo.

Memória interna de 16 GB: até tem, mas metade não está disponível

O Samsung Galaxy S4 possui em teorial 16GB de memória interna. A maioria dos aparelhos possui uma pequena parte desta memória ocupada poelo sistema operacional. Porém, no Samsung Galaxy S4 praticamente a metade deste espaço é destinado ao Android 4.2.2. Em que isso deve nos preocupar, usuários do Samsung Galaxy Note, Samsung Galaxy Note 2 e Samsung Galaxy S3? Quando a atualização vier (se Deus quiser e a Samsung permitir ela virá para o Note 2 e o S3 agora no final de maio), metade da memória de armazenamento interno pode ser ocupado pela nova versão do Android 4.2.2. Está preocupado? É bom ficar! Pois todos já percebemos (se não percebeu, deveria ter percebido) que não é possível transferir os aplicativos para o cartão de memória externo, exceto por meio de mods ou de scripts de inversão de memória.

Caso o sistema venha assim tão grande, vou aguardar algum desenvolvedor (como nosso colega Israel que criou a primeira custom ROM para o Samsung Galaxy Note 2 GT N7100) criar alguma custom ROM baseada no Touchwiz (tem gosto para tudo e eu gosto sim do Touchwiz...foi mal) com inversão das memórias, já que tomei a decisão de pular uma geração de phablet e não pegarei o Samsung Galaxy Note 3.