Diversas Falhas e "Pisadas na Bola" Encontradas no Android 4.4.2 Oficial (será?) da Samsung para a Polônia

19/01/2014 11:59

Se arrependimento matasse, eu estaria morto e cremado! É o pensamento que me vem a cabeça quando penso na idiotice que fiz em atualizar o meu Samsung Galaxy Note 3 MS N9005 para o android 4.4.2 Oficial da Polônia. Digo isso porque detectei diveras falhas. Vamos a elas (e essas são apenas as que eu descobri utilizando o aparelho):

- Falha de leitura e gravação de em memória externa: o Titanium Backup só grava backup dos dados dos aplicativos na memória externa. Os aplicativos atualizados ou mesmo apenas os arquivos *.apk não são salvos em outro local que não seja a memória interna do aparelho. Ou seja,  tornaram uma excelente ferramenta de backup inútil. De que adianta salvar backups na memória interna se é exatamente esta a primeira e perder dados quando instala,os uma nova ROM? Primeiro prejuízo, pois o meu Titanium Backup não é pirata. É comprado no Google Play Store (embora eu tenha descoberto uma falha de segurança que me permita baixar aplicativos oficialmente da Google Play Store sem gastar um centavo - agradeça a Deus todos os dias por ter a minha  consciência e a minha ética acima da minha vontade de fazer coisas erradas Google!). Por algum motivo, alguns aplicativos não conseguem ler o armazenamneto externo do aparelho;

- Eventuais falhas no System UI: se você em algum momento reiniciar o seu aparelho e ao desbloquear ele a tela ficar piscando, não se preocupe. Basta reiniciá-lo e provavelmente tudo voltará ao normal. Eu considerei a possibilidade de problema com o Wanan Xposed (e encontrei algumas funções ali que podem causar o problema), mas refiz os testes e não é ele exatamente o culpado. A culpada, já conhecemos: é a Samsung;

- Cases não OEM (oficiais daSamsung) não permitirão mais a utilização da função S View: como bem mencionou um membro de uma das comunidades de que participo, não é um bug de fato (porém, para mim erros de decisão intencionais ou não são bugs também), mas uma falta de respeito da Samsung. A Samsung implementou modificações de código que impedem de utilizarmos cases View Cover não OEM. Eu havia encomendado a minha Spign Slim Armor View Cover que não funciona! Há problemas nos arquivos "/system/priv-app/KeyGuard.apk" (em "SssdkVendorCheck.Smali"), no arquivo "/system/app/SystemUI.apk" (em "isSupportTypeOfCover") e com certeza devem haver mais arquivos com modificação no código, este foi o meu segundo prejuízo;

- E não houve a disponibilização da opção para mudar do runtime Dalvick para o ART (Android Runtime) via opções do desenvolvedor: tudo bem que é uma implementação experimental, mas que poderia deixar os aparelhos ainda mais rápidos. Nao que velocidade seja algum problema para o Samsung Galaxy note 3 ou para o Samsung Gaalxy S4, mas, agilidade nunca é demais.