Como Ler Códigos QR a Partir da Tela de Seu Próprio Smartphone ou Tablet Utilizando um Leitor de Códigos QR e a Função "Seleção Inteligente" da SPen

07/10/2015 15:31

Recentemente em uma rede social um usuário acreditando que a leitura de códigos QR somente são possíveis utilizando a câmera do smartphone começou uma discussão comigo em uma comunidade de certa rede social.

O que este usuário não se deu conta é que alguns aplicativos de leitura de código QR permitem a decodificação de imagens capturadas e aqui entra um diferencial de nossos aparelhos da linha Note: a SPen.

Desde o Samsung Galaxy Note 2 é possível fazer a seleção inteligente de determinadas partes da tela. E é este recurso que mostro como ser utilizado para fins de decodificação de código QR.

O aplicativo que utilizo e que sugiro é o QR Droid Code Scanner. Utilizei o meu vídeo (origem da discussão) como exemplo:

1 - Abra o vídeo ou a página da internet. Caso seja um vídeo você pode pausá-lo desde que a barra de progresso do vídeo não cubra partes importantes do código QR. Dependendo do caso você pode deixar o vídeo em andamento e acionar a "seleção inteligente" de sua SPen:

2 - Acione o Air Comand de sua SPen, posicionando a caneta próximo a tela e pressionando o botão lateral. Escolha "Seleção Inteligente" :(eu estou utilizando uma ROM portada do Samsung Galaxy Note 5 para o Samsung Galaxy Note 4, por isso meu Air Comand (Comando Suspenso) está diferente:

3 - Faça a seleção do código QR:

4 - Clique em "Compartilhar" e escolha "Decodificar com QR":

5 - Após a decodificação do Código QR, clique no link que será mostrado e você será levado até a página, local, arquivo etc por ele determinado, no caso do nosso exemplo, até a página do Titanium Backup no Google Play Store: