Como Identificar um Firmware/ROM/Android Compatível com um Aparelho Genérico

25/03/2015 16:44

Com a popularização dos aparelhos Android e pelo fato do sistema operacional do Google ser Open Source, muitos fabricantes de aparelhos genéricos criaram suas próprias versões de baixo custo especialmente na China. Porém, outros países como o Paraguai também entraram nessa empreitada (não me refiro aos aparelhos originais vendidos no Paraguai e sim aparelhos genéricos fabricados em terras paraguaias).

Muitos desses aparelhos genéricos são imitações de outros modelos genéricos e rodam versões do Android semelhantes. Com informações obtidas a partir do Main Board ID, modelo e marca do aparelho e dados sobre o processador (marca, tipo e clock) é possível localizar firmwares compatíveis com o aparelho em questão. Para obter o Main Board ID é necessário abrir o aparelho e localizar na placa mãe uma sequencia de número, letras ou números e letras alí presentes (observe as partes marcadas com retângulo vermelho na imagem abaixo).

Um problema muito comum envolvendo esses aparelhos de baixo custo refere-se ao firmware que ele roda. Em algumas ocasiões o fabricante não temo cuidado de armazenar o ISO (imagem de restauração) em uma partição segura e quando o usuário ou o técnico necessita realizar os wipes, adeus possibilidade de restaurar o sistema operacional. Algumas delas sequer disponibilizam o Android que utilizam para que o próprio consumidor faça a restauração.

Isso ocorre porque muitas vezes o gasto com a manutenção do aparelho chega a ser quase ou tão mais caro quanto o próprio aparelho e desta forma o consumidor se vê obrigado a comprar outro. Essas empresas contam com a ingenuidade do consumidor para venderem seus aparelhos de qualidade dividosa.

No vídeo utorial abaixo, mostro um exemplo de como obter parte dos dados necessários e ainda aproveito para mostrar o processador duvidoso deste tablet.