Vulnerabilidades do Sistema Operacional Google Android em Relação ao Sistema Operacional Apple iOS: Quem é o Mais Seguro?

Algo que os usuários do iOS e a própria Apple sempre alardearam  aos quatro ventos é o quanto o seu sistema operacional é seguro e o quanto o Sistema Operacional Google Android é vulnerável. Independente dos argumentos utilizados é bastante complicado convencer ambos os lados das vulnerabilidades de seus sistemas operacionais. Considerando-se isso, consultei uma empresa independente que testou e fez o levantamento das vulnerabilidades em ambos sos sitemas operacionais desde 2007 (quando surgiu o primeiro iPhone até o ano de 2013. O estudo é conduzido pela CVE Details que faz avaliações de diversos produtos, entre eles os sistemas operacionais Apple iOS e Google Android. Observe abaixo a tabela mostrando os números de vulnerabilidades e problemas relacionados a ambos os sistemas operacionais:

Há um total de 277 vulnerabilidades catalogadas no Sistema Operacional Apple iOS contra 27 vulnerabilidades no Sistema Operacional Google Android. Os números vistos não correspondem a imagem de sistema operacional seguro que a empresa da maçã faz seus clientes acreditarem.

O fato do sistema operacional da maçã ser fechado já é um fator a ser considerado como uma forma de mascarar a vulnerabilidade que ela apresenta. Sistemas operacionais Open Source são vulneráveis também. Desenvolvedores mal intencionados podem perfeitamente utilizar os conhecimentos sobre o sistema operacional para desenvolverem malweres ou explorarem as vulnerabilidades do sistema operacional. Porém em contrapartida desenvolvedores sérios por meio dessas informações conseguem dar rápida resposta as ameaças disponibilizando patches para os demais usuários, como ocorre nos aparelhos rodando o Sistema Operacional da Google.

Isso de maneira alguma desmerece o sistema operacional da Apple, que dentre todos é o que melhor integra software com hardware. Entretanto em termos de segurança, ainda precisam evoluir muito.