Samsung Galaxy Note 2 GT N7100 Possui Suporte LTE?

10/05/2013 16:29

Quando adquiri meu Samsung Galaxy note 2 GT N7100 já sabia por meio de especificações em sites especializados que não viria com o suporte ao 4G. Já imaginando que o 4G no Brasil seria caro demais (e que com 1 ano de uso do 4G daria para comprar um smartphone novo talvez) acabei escolhendo o modelo sem suporte. Até porque, eu raramente utilizo conexão de dados fora de casa, prefiro só usar a rede wifi quando estou ou no trabalho ou em casa.

Mas eis que bisbilhotando em meu aparelho indo em Configurações > Mais configurações > Redes Móveis > Pontos de Acesso e clicando na minha configuração de APN, indo até o final e clicandoe m Portadora, me aparece a imagem abaixo.

Se o meu aparelho não possui suporte ao 4G (que está mostrado ali como LTE), porque esta opção está presente? Será que na verdade eu tenho acesso a rede 4G e fui enganado? Será um jogo da Samsung para poder vender mais caros aparelhos com outro código de identificação (como o GT N7105 LTE)?

Minha suspeita é de que nossos GT N7100 (ao menos os modelos produzidos no exterior - o meu veio de fora do Brasil...até onde sei o Paraguai é fra do Brasil) possuam acesso a rede 4G (infelizmente não tenho como testar). É muito provável que haja algum bloqueio para o uso do chip 4G.

Os que estão antenados nas notícias já devem ter visto os tutoriais mostrando como desbloquear o acesso a rede 4G no LG Nexus 4 (se não viram, vejam aqui um tutorial do site TechCrunch). Se for algo possível, em breve teremos notícias nos fóruns do XDA Developers.

Infelizmente os códigos USSD não estão todos funcionando nos aparelhos mais recentes da Samsung. Somente alguns códigos funcionam. Lembra-se da época em que os aparelhos com touchwiz da Samsung e alguns de outras operadoras podiam sofrer o factory reset só por acessar um site? Ou quando você realizava o Factory Format no seu Samsung Galay Note ou Galaxy S2 usando um código do teclado? Então isso acontecia usando códigos USSD.

Dado a correria da empresa sul coreana em lançar aparelhos para concorrer coms os aparelhos de outras empresas, não é improvável que a única diferença entre o GT N7100 e o GT N7105 seja um simples código para possibilitar o acesso a rede 4G do segundo modelo.

Vamos esperar para ver.

Nota de 11/05/2013: consegui acessar o menu PhoneUtil pelo código USSD (*#7284#) e nosso processador não permite mesmo o uso do 4G