Review do Samsung Galaxy Note 4 SM-N910C

17/11/2014 01:21

Após o Unboxing do Samsung Gaalxy Note 4 SM-N910C, vamos ao tão esperado Review. A Samsung desde o Samsung Galaxy S4 Octa Core (leia o que escrevi na época sobre os processadores octa core: Processador OctaCore: Quando 4 + 4 Nem Sempre é Igual a Oito e Problemas no Processador Exynos e as Escolhas de Processadores da Divisão Móvel da Samsung) fez a lição de casa e hoje possui um processador Octa Core de verdade (ou quase).

O Samsung Galaxy Note 4 SM-N910C conta atualmente com o processador Exynos 7 (embora seja um chipset Exynos 5433, Samsung o reclassificou de Exynos 5 para Exynos 7) com litografia de 20 nm e tecnologia HKMG (High-K Metal Gate) com tecnologia de processamento de baixo consumo e Heterogeneous Multi-Processing (HMP) que permite que tanto os núcleos A57 quanto os núcles A53 possam ser utilizados ao mesmo tempo conforme a necessidade e em diferentes combinações. O que isso significa? Um dos processadores mais poderosos atualmente para processamento, embora para jogos, a versão Quad Core com processador  Krait 450 Snapdragon de 2,7 GHz e GPU Adreno 420 tenha um desempenho melhor (mas que praticamente não se nota na prática).

Tecnicamente o processador possui suporte para 64 bits, mas por enquanto, o Android 4.4.4 que o equipa não permite utilizar essa característica do aaprelho, que somente será possível a partir do Android 5.0 Lolipop.

Vamos ver as especificações técnicas do aparelho

DIMENSÕES: 15,35cm x 7,86cm x 0,85cm

PESO: 176g

TELA:

- 5,7"

- Capacitiva

- Multitouch 

- Super AMOLED QHD de 2560 x 1440 pixels

- Densidade de 515 ppi

- 16 milhões de cores

- Vidro Corning Gorilla Glass 4 (esta informação só foi atualizada em dezembro de 2014. Até então todos achavam se tratar do Corning Gorilla Glass 3)

CHIPSET:

- Samsung Exynos 5433 Cortex A53 / Cortex A57, ARMv8-A

- Quad core 1.3 GHz + Quad core 1.9 GHz

- Suporte a 64 bits (liberado a partir do Android Lollipop (5.0)

- Heterogeneous Multi-Processing (HMP)

- GPU: Mali-760 a 700MHz

MEMÓRIA:

- Memória interna de 32 GB

- Memória externa: até 2 TB

- RAM: 3GB

REDE E CONEXÕES:

- Quad Band (GSM 850/GSM 900/DCS 1800/PCS 1900)

- GPRS, EDGE

- 3G UMTS (B1 2100, B2 1900, B5 850, B8 900)

- HSDPA,HSUPA, HSPA+

- 4G LTE FDD B1 (2100), B2 (1900), B3 (1800), B4 (AWS), B5 (850), B7 (2600), B8 (900), B17 (700), B20 (800)

- Micro Sim Card

- Bluetooth: 4.1 de baixo consumo de energia (A2DP, AVRCP, DI, HFP, HID, HOGP, HSP, MAP, OPP, PAN, PBAP, SAP)

- WiFi: 802,11 a/b/g/n/ac 2.4 G+ 5GHz, VHT80 MIMO

- Velocidade máxima de download: 150 Mbps

- Velocidade máxima de upload: 50 Mbps

- GPS: A-GPS,/GLONASS/BEIDOU

- Suporte a NFC

- Suporte a ANT+

- Micro USB 2.0

- Suporte a MHL

- Fones de ouvido 3,5 mm estéreo (padrão P2)

- Presença de infravermelho

- Sem suporte DLNA (segundo a Samsung)

MICROFONES:

- Diversos espalhados pelo aparelho

- Acelerômetro

- Giroscópio

- Bússola

- Sensor de proximidade

- Sensor de gestos

- Sensor de efeito Hall

- Sensor RGB

- Sensor UV

- Barômetro

- Leitor de impressão digital

BATERIA:

- Litio de 3220 mAh

CÂMERA TRASEIRA:

- CMOS 16 MP

- Resolução 4608 x 3456 pixels

- Abertura de f 2.2

- Autofocus e touchfocus com estabilização óptica de imagem e tambéem estabilização digital;

- Flash LED

- Gravação 4K (2160p) a 30 fps

CÂMERA FRONTAL:

- CMOS 3.7 MP

- Vídeo Full HD a 30 fps

- Modo selfie e selfie panorâmico

Em se tratando de desempenho o Samsung Galaxy Note 4 não faz feio. Roda aplicativos e jogos sem travamentos. O sistema é fluido mesmo com o modo de economia de energia ativado.

A SPen recebeu algumas melhorias tendo a função de multiseleção de itens, o que facilita bastante aqueles que precisa selecionar vários arquivos ao mesmo tempo. As funções do Air Command foram mofidicadas e optimizadas para captura e seleção de imagens.

O sistema de leitura de impressões digitais é rápido e falha poucas vezes, sendo possível cadastrar até 10 posições distintas de um mesmo dedo. É possívelainda o cadastro de 3 dedos ou de vários dedos em uma mesma série de cadastro. Esta característica do aparelho permite uma experiência diferente para o usuário acostumado a digitar senhas ou utilizar o desbloqueio por "padrão".

Tal com ocorreu com o Samsung Galaxy S4, Samsung Galaxy S5, Samsung Galaxy Note 3, Samsung Galaxy Note 10.1 e Samsung Galaxy Note Pro, o Samsung Galaxy Note 4 foi aprovado pela National Security Agency (NSA) como dispositivo seguro para conter informações sensíveis. Isso é algo bastante óbvio, já que a NSA está por trás do desenvolvimento do Knox. Mesmo sem utilizar as funções do Knox, é possível ocultar informações no dispositivo por meio de um Modo Privado. 

Algo que chama bastante atenção é o aprimoramento do SVoice. É possível ativá-lo inclusive com a tela desligada e travada. Os comandos permitem enviar mesnagens, telefonar para um contato específico de forma mais rápida e precisa do que com o Google Now.

A Câmera possui Estabilização Optica de Imagem (OIS) e percebemos a diferença de ter essa estabilização quando gravamos um vídeo. E simplesmente incrível (não apenas neste aparelho,  mas em todos que possuem esta tecnologia). O foco é muito ligeiro. Mesmo utilizando modos que necessitem de processamento após a captura da imagem, este processamnto é mais rápido do que o observado em seu antecessor. Há modos específicos para selfies, incluindo um modo de selfie panorâmico. A qualidade de imagem vista na tela durante as gravações ou fotografias é excepcional. Chega a ser triste deixar de ver o mundo pela tela do aparelho e voltar para as imagens tristes e sem vida da vida real.

O SHealth permite, com o auxílio de um sensor presente ao lado do flash LED na parte de trás do aparelho, medir a frequencia cardíaca, saturação de oxigênio, estresse e até mesmo o índice de raios UV.

O SNote, o Gravador de vóz foram redesenhados e estão mais voltados para a produtifvidade do que nunca. O multitasking do Samsung Galaxy Note 4 como sempre veio com novidades. A linha Note possui como característica a produtividade e o trabalho multitarefa e não fez feio. Os aplicativos podem, independente do multiwindowse quando possuem o suporte necessário, ser transformados em aplicativos em janelas flutuantes. O modo Pen Window que haviam até o Android 4.4.2 não está mais presente (e nem precisa).

O modo de "fast charging" (carga rápida) permite que a bateria atinja 50% de carga em 30 minutos, sendo tempo suficientepara que você tenha uma boa carga até ir do trabalho para casa, por exemplo.

Não há muitas novidades neste novo aparelho em relação ao seu antecessor. Porém, os usuários que antes utilizavam o Samsung Galaxy Note 2 sentirão uma grande diferença no uso. Se você é usuário do Samsung Galaxy Note 3, talvez não seja boa idéia trocar de aparelho agora.

Veja abaixo o vídeo review do Samsung Galaxy Note 4.