Como Realizar o Backup do IMEI no Samsung Galaxy Note 3 SM N9005 (Qualcomm)

23/01/2014 22:56

Uma das maiores preocupações atualmente para todos os que realizam trocas e testes de novas versões do Android seja customizados, seja stock (Oficial) é o backup do IMEI, que nada mais é do que a partei mais importante relacioada ao funcionamento do aparelho como um telefone. Infelizmente, no caso dos aparelhos baseados em processadores Qualcomm como é o caso do Samsung Galaxy Note 3 SM N9005 não adianta realizar o backup da partição EFS, pois nela estão dados como número serial seja do bluetooth, do wifi, etc), pois o número IMEI não está ali e sim nas partições modemst1 e modemst2 (mmcblk0p12 and mmcblk0p13).

Para realizar o backup do IMEI no seu aparelho N9005 é necessário um  procedimento um pouco diferente.

Para realizar este procedimento é necessário ter o seu aparelho com Root e BusyBox intalados.

ATENÇÃO! TODO PROCEDIMENTO PODE CAUSAR DANOS AO SEU APARELHO, INCLUSIVE PODE LEVAR A PERDA DE GARANTIA. NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS POR QUALQUER TIPO DE DANO QUE POSSA OCORRER EM SEU EQUIPAMENTO. 

TENHA SEMPRE SEU APARELHO COM PELO MENOS 100% DA BATERIA CARREGADA ANTES DE REALIZAR QUALQUER TIPO DE PROCEDIMENTO.

Como realizar o Backup

ATUALIZADO: Atualmente não é mais necessário realizar os procedimentos vistos no vídeo ou no tutorial abaixo. Basta que você realize a instalação do aplicativo IMEI (EFS) Tool Samsung N9005 e efetue o backup (pressione por uns dois segundos o ícone do disquete em "Make EFS Backup". É  um método simples, rápido, prático e seguro. É necesário ter o acesso root liberado e a depuração USB (nas Opões do Desenvolvedor) ativado (se seu aparelho não tiver essa opção liberada, vá em Configurações > Sobre o dispositivo ou se estiver no Android 4.4.2 vá emConfigurações > Geral > Sobre o dispositivo  e pressione várias vezes seguidas sobre Npumero de Compilação até aparecer uma mensagem dizendo que o modo de Desenvolvedor já foi ativado).

Ele salvará os "build.prop", "efs.img.ext4", "nvrebuild1.bin" e "nvrebuild2.bin" em uma pasta na memória interna chamada MyEFS"data do backup""hora do backup"_"número IMEI do aparelho". Salve esta pasta em mais de um local seguro e caso necessite restaurar o backup utilize o mesmo aplicativo. (não restaure o backup simplesmente por fazer).

Para realizar a restauração, copie os arquivos efs.img.ext4, nvrebuild1.bin e nvrebuild2.bin para a memória interna do aparelho e dê um click longo em Restore EFS Backup e pronto.

 

 

Tutorial antigo

1 - Baixe o arquivo "SAMSUNG_EFS_MODEMST_BACKUP(By_NimaGL2).zip". Descompacte-o em um local de fácil acesso em seu computador;

2 - Vá em configurações > Geral > Opções do Desenvolvedor. Caso você não tenha as opções do desenvolvedor liberadas, vá em Configurações > Geral > Sobre o Dispositivo e dê vários cliques sobre Nº. de compilação até que apareça um aviso popup dizendo que você já se tornou um desenvolvedor. Clique em voltar e você verá as Opções do Desenvolvedor ali. Assinale dentro de Opções do Desenvolvedor a Depuração de USB;

3 - Execute o arquivo "EFS-BACKUPN9005.bat". ao executá-lo você verá a seguinte imagem:

4 - Conecte o seu aparelho ao cabo USB e no seu computador selecione a opção 5 "DD Backup (Qualcomm) (N9005)" para fazer o backup do IMEI de seu aparelho. Será perguntado se você deseja mesmo continuar. Clique na tecla "Y" para prosseguir. Fique atento, pois  surgirão no seu Samsung Galaxy Note 3 mais algumas confirmações, entre elas a de autorização do Super Usuário. Aceite todas;

5 - Os arquivos de backup criados estão no formato "*.zip" na pasta onde você descompatou o programa utilizado para fazer o backup e também na memória interna do seu Samsung Gaalxy Note 3. São exatamente os mesmos arquivos. Guarde-os em mais de um local (sugiro um em seu computador e outro em açgum serviço de armazenamento na nuvem;

6 - Caso precise algum dia realizar a restauração, utilize este mesmo programa e selecione a opção 6 "DD RESTORE (Qualcomm) (N9005)".


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!