Estudo da INFOLab sobre Antivírus para Android

Em 23 de abril de 2012 a INFOlab publicou em seu site o resultado do teste dos seis antivírus mais populares do Google Play Store. Destes antivírus, três são gratuitos (Antivirus Free AVG Mobilation, avast! Mobile Security e ALYac Android) e três são pagos (Kaspersky Mobile Security, Trend Micro Mobile Security Personal Edition e McAfee Mobile Security). Os testes visavam a capacidade de detectar malwares e constaram de duas baterias de testes: varredura de arquivos não instalados e verificação pós-instalação.

Na pesquisa, o INFOlab reuniu 4 GB de material contendo aplicativos mal intencionados. Um problema encontrado é que não existe uma unificação de nomes para essas ameaças, dificultando a uniformização da classificação deles. Algumas raras ameaças são mistas e podem carrear um código malicioso para Android e outro para o computador. A vítima pode ser lesada baixando o app para o celular ou copiando-o primeiro para o computador.

Nos testes não foram considerados os recursos extras dos programas (backup, exclusão de dados em caso de furto do aparelho e ajuda na configuração do sistema). Todos os testes foram realizados num smartphone Sony Ericsson Xperia Pro, com sistema Operacional Google Android 2.3.4.

Nos testes de varredura dos aplicativos não instalados utilizou-se uma amostragem de 200 aplicativos infectados. O Kaspersky Mobile Security detectou 87% dos 200 apps infectados. O avast! Mobile Security detectou 86% dos malwares e o McAfee Mobile Security 85% dos aplicativos mal intencionados. Os resultados mais preocupantes ficaram com a Trend Micro Mobile Security Personal Edition que detectou 50% dos malwares e a ALYac android com apenas  26% das detecções. O Antivirus Free AVG Mobilation teve taxa de 0% na detecção, porém ele foi concebido para detectar os malwares depois de instalados, o que explica o resultado obtido. O ALYac Android que entrou no teste pela sua popularidade na Coreia do Sul portanto foi o pior nesse quesito.

 

AlYac Android o pior de todos os antivirus 

No teste de varredura após a instalação (onde a amostragem foi reduzida em 50%) os resultados foram melhores. O Trend Micro Mobile Security Personal Edition reconheceu 100% das ameaças. O avast! Mobile Security detectou 94% das ameaças e o McAfee Mobile Security 93% de detecções. O Kaspersky Mobile Security detectou 88% das ameaças e o Antivirus Free AVG Mobilation 84% dos malwares. O ALYac Android novamente decepcionou tendo detectado apenas 16% da amostragem de malwares. E o pior de tudo: classificou alguns deles como seguros.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!